Como prorrogar o benefício do Auxílio Doença

Como prorrogar o benefício do Auxílio Doença
1 (20%) 2 votes

O segurado da Previdência Social que está afastado temporariamente do trabalho e está recebendo o auxílio-doença do INSS, deve ficar atento aos prazos para não correr o risco de perder o benefício. Isto porque o INSS determina um período para o pagamento do benefício, dependendo se for para doenças ou acidentes.

Mais tempo afastamento pelo INSS

Caso o trabalhador que esteja recebendo o auxílio de incapaz, não estiver ainda recuperado da doença ou acidente para voltar o trabalho, deverá pedir a prorrogação do benefício junto ao INSS por meio do requerimento.

Este pedido deve ser feito 15 dias antes do término do benefício, para poder realizar um prolongamento da assistência. É importante ficar atento a este prazo, já que se não for cumprido, caberá ao segurado realizar um novo pedido do auxílio doença, precisando passar por uma nova perícia e todo processo burocrático novamente.

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo site www.mtps.gov.br.

aumento-afastamento-inss-auxilio-doenca

Se o pedido de prorrogação auxilio-doença for negado

Se o beneficiário não conseguir a prorrogação do auxílio, o mesmo deverá solicitar uma reconsideração junto ao INSS. Este pedido deve ser eito em até 30 dias depois da negativo do Instituto Nacional do Seguro Social.

Caso uma nova tentativa de prorrogar o benefício não seja possível, restará ao segurado procurar a Junta de Recursos no Instituto. São os médicos do próprio INSS que fazem uma nova perícia do segurado. Lembrando que a solicitação de prorrogação só pode ser feita uma única vez para cada benefício concedido.

Perícia Médica

O benefício é concedido aos trabalhadores que precisam ficar afastados do trabalho por um determinado período, por causa de doenças ou acidentes. Para receber o benefício, o segurado deverá passar por uma avaliação médica do INSS.

Será preciso levar os documentos que comprovem a doença ou acidente, além de uma declaração com o último dia trabalho, carimbada e assinada pelo empregado. Para agendar a perícia médica, será necessário ligar para o 135 ou, acessar o site da Previdência. Saiba mais aqui.

Deixe seu comentário