Qual o valor do Auxílio Doença da Previdência?

Muitos trabalhadores segurados junto à Previdência Social que estão em situação de doença e precisam receber o benefício do auxílio doença, não tem informações relevantes sobre o valor do seguro. Neste artigo vamos tenta esclarecer de maneira simples com é feito o cálculo da Previdência para determinar o qual será o valor do auxílio no período em que o segurado permanecer afastado do trabalho.

Para ter direito a receber o auxílio doença é necessário cumprir as novas regras impostas por lei do Governo Federal. Já falamos sobre elas aqui no blog, confira aqui.

valor-auxlio-doenca

Valor do Benefício

O cálculo do valor do auxílio doença segue por lei as regras do INSS. O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a média das 12 últimas contribuições do salário-de-benefício. O valor é calculado com base no salário de benefício e nos salários de contribuição.

Saiba como funciona o auxílio doença

Cálculo Auxílio Doença

O cálculo do valor é feito da seguinte forma: o valor será a média das 80% maiores contribuições do segurado desde julho de 1994 multiplicada pelo fator de 91% do salário do benefício. Lembrando que o valor do auxílio doença do trabalhador não poderá ser inferior ao salário mínimo, nem superior ao limite máximo do salário de contribuição.

Média das 12 últimas contribuições X 91% do salário do benefício

Para o segurado especial (trabalhador rural, pescador, lavrador) o benefício terá o valor de um salário mínimo. Não há aplicação do fator previdenciário no cálculo do auxílio-doença.

No Responses

Deixe seu comentário