Requerimento do Auxilio Doença para o INSS

Requerimento do Auxilio Doença para o INSS
3.8 (76.67%) 6 votes

O Requerimento Auxílio Doença do INSS pode ser feito pela internet. Através do site da Previdência Social, você pode solicitar e realizar o agendamento. O segurado do INSS que vai dar entrada no benefício, precisa preencher o Requerimento do benefício, que fica disponível para os trabalhadores na página do órgão. Mas antes de recorrer ao documento será necessário ter cumprido as etapas anterior de concessão ao benefício, que passa pela perícia médica e análise dos documentos.

O auxílio doença é concedido somente aos trabalhadores que comprovem incapacitada total por mais de 30 dias para exercer seu trabalho. É obrigatório por lei que o segurado tenha o mínimo de 12 contribuições, salvo casos de doenças graves, de acidente de qualquer natureza, casos de doença profissional ou do trabalho. Mas detalhes na página inicial.

Saiba como saber o valor do benefício.

requerimento auxílio doença

Preenchimento do Requerimento Auxílio Doença

O empregado que se achar no direito de receber o benefício, deverá preencher o requerimento do auxílio doença e levar no dia da perícia do INSS. Vale lembrar que antes de preencher o documento será necessário agendar a perícia. O agendamento pode ser feito pela internet. Antes também, será é necessário que as empresas informe os dados do requerente à Previdência, veja aqui como fazer.

Depois de cumprir os passos acima, acesse aqui a página para preenchimento e impressão do requerimento do benefício do INSS. Já na página, será necessário informar todo os campos do formulário com bastante atenção. Dicas para preencher corretamente:

  • O requerimento auxílio doença deve ser sem rasuras e preenchido de preferência à máquina.
  • No caso de segurado empregado, a empresa é responsável pelo preenchimento Atestado de Afastamento do Trabalho.
  • No mês do afastamento do trabalho a empresa efetuará o pagamento integral do Salário – Família, e o INSS fará o mesmo no mês da cessação do benefício, evitando-se assim, cálculo de valores fracionados.
  • Para agilizar o atendimento, veja aqui os documentos que deverão ser apresentados no dia da perícia médica.

Perícia Médica do INSS

Depois do agendamento da perícia, o paciente será avaliado pelos médicos do INSS. Caso seja confirmada a incapacidade temporária de exercer atividade empregatícia, o benefício do auxílio doença será concedido. O valor do benefício é calculado conforme regras prevista em lei. Vale lembrar que o auxílio possui caráter provisório e deve ser mantido somente pelo tempo necessário à recuperação do segurado. A revisão do INSS deve acontecer para evitar que o segurado seja beneficiado em caso de recuperação de doença e capacidade de volta ao trabalho.

No Responses

Deixe seu comentário