Agendamento da Carteira de Trabalho pela internet

Agendamento da Carteira de Trabalho pela internet
4.5 (89.09%) 11 votes

carteira trabalho

O emprego formal no Brasil, ainda hoje atrai a atenção de uma grande parte dos trabalhadores. Diante desse cenário, a CTPS, ou seja, Carteira de Trabalho, segue como um documento de extrema importância na vida dos profissionais do país, já que ela armazena o histórico de trabalho formal de cada cidadão, facilitando assim o acesso a uma série de benefícios previstos em lei, o que inclui, por exemplo, férias, FGTS e outros.

O problema, porém, é que quem ainda não possui uma Carteira de Trabalho por vezes não sabe ao certo como proceder para conseguir a sua. Isso acontece porque o procedimento para tirar a CTPS mudou nos últimos anos.

Enquanto antes os trabalhadores que desejavam adquirir a primeira ou segunda via do documento, tinham que enfrentar longas filas em postos de atendimento do Ministério do Trabalho, hoje em dia quase todo o processo pode ser feito pela internet, o que facilitou a vida de muita gente, mas criou uma necessidade de adaptação ao novo procedimento.

Sabendo disso, portanto, resolvemos mostrar algumas dicas sobre como fazer o agendamento da Carteira de Trabalho pela internet, esclarecendo também como funciona o processo. Confira!

Como fazer o agendamento online

Tirar a Carteira de Trabalho hoje em dia, em tese é algo mais simples do que antigamente. Para isso, o trabalhador que tem interesse no documento pode entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego para fazer o agendamento da data em que o documento será expedido e entregue.

Essa “informatização” do processo, se deu com o objetivo de reduzir o fluxo de pessoas em filas e oferecer um melhor atendimento aos trabalhadores. Vale destacar, no entanto, que não são em todos os municípios do Brasil que o agendamento online se faz necessário.

Para saber se precisa ou não agendar, o profissional só precisa acessar o site onde é feito o agendamento e verificar se o seu município está listado no sistema de agendamento. Na sequência você confere como acessar essa página e fazer o agendamento caso necessário.

Agendar pedido da carteira de trabalho

O processo para agendar a Carteira de Trabalho é bastante simples e prático. O primeiro passo é acessar esse link (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam).

Uma vez acessado, o link direciona para uma página de cadastro, onde o trabalhador deve selecionar o seu estado, município, a unidade e o tipo de atendimento pretendido, que no caso, é a opção “Emissão de Carteira de Trabalho“.

Conforme já adiantado no tópico anterior, nos casos de municípios que não estão disponíveis no formulário de agendamento, o serviço de emissão da “Carteira de Trabalho” não demanda o referido agendamento.

Saiba também como agendar atendimento de perícia médica no INSS pela internet

Dicas sobre preenchimento da CTPS

Na hora de preencher as informações do agendamento, o trabalhador deve ficar atento às informações solicitadas para não cometer equívocos. Depois de terminar de preencher as informações corretamente, o sistema normalmente solicita detalhes adicionais, como número do CPF, data de nascimento e telefone para contato.

Uma vez concluído o processo, basta recorrer ao botão “Prosseguir” que uma nova janela é aberta com uma mensagem mostrando a data e horário agendado, que é o momento em que o trabalhador deverá comparecer ao Posto do Ministério do Trabalho.

No caso de não ser possível o comparecimento na data agendada, o trabalhador pode acessar de novo a página e clicar no botão reagendar, que fica na barra lateral esquerda logo abaixo de “Agendar”. A partir daí é só refazer o processo.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.