Auxílio Doença cancelado: Como recorrer

A Previdência Social está realizando uma revisão nos benefícios por incapacidade, como auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez do INSS. Os segurados que vão passar pela nova análise dos benefícios, e por ventura tiverem seus benefícios cancelados, podem procurar o Instituto Nacional do Seguro Social para recurso ou até a própria justiça.

Quando o Auxilio Doença pode ser cancelado

Seria realizadas novas perícias médicas em grande parte dos segurados que recebem o auxílio doença há mais de dois anos. Os benefícios podem ser cancelados, caso os peritos do INSS entendam que o beneficiário possui condições de saúde para voltar ao trabalho.

Os que recebem os benefícios por incapacidade e vão passar por nova perícia médica, irão receber um aviso por meio de carta enviada pela Previdência. Após receber a notificação, o segurado deverá agendar um novo atendimento junto ao INSS, para não correr o risco de ter seu auxílio doença cancelado.

O agendamento da perícia dever ser feito em até 5 dias depois do recebimento da notificação, pelo número 135.

auxilio-doenca-cancelado

Como se prepara para a perícia médica

Para não correr o risco de ter seu benefício cancelado na revisão, o segurado deverá reunir diversos documentos para apresentar ao perito. Exames médicos, laudos de especialistas, relatórios médicos, prontuários, atestados e outros documentos que comprovem a incapacidade de voltar ao trabalho, são imprescindíveis.

Como recorrer do cancelamento do auxílio doença

Depois de passar pela nova perícia médica de revisão da Previdência, caso o segurado tenha o benefício cancelado, o mesmo terá 30 dias para entrar com recurso no próprio INSS. Depois desse prazo, será necessário acionar diretamente a justiça.

Segurados do INSS que vão passar pelo pente-fino nos benefícios por incapacidade terão 30 dias para entrar com recurso no próprio instituto, caso tenham o direito cancelado. Outra alternativa é procurar diretamente a justiça.

Para ações até 60 salários mínimos, o segurado poderá recorrer do cancelamento do benefício junto aos Juizados Especiais Federais. Já para ações acima deste valor, será necessário acionar a vara previdenciária comum.

Auxílio Doença cancelado: Como recorrer
3.2 (63.08%) 13 votes

7 comentários em “Auxílio Doença cancelado: Como recorrer”

  1. recebi pelo auxilio doença por três meses e foi cancelado continuo doente não trabalho e não tenho condições nem de varrer casa.tenho 65 anos tenho problemas de coluna e muitas dores tomo tilex todos dias porque não suporto as dores não tenho contribuído mais,tenho três anos de contribuição.quero saber como faco para adquiri um auxilio ou me aposentar.

  2. Bom dia.
    Fiz uma cirurgia no joelho no dia 15/09/2017
    E a minha pericia foi marcada pra o dia 04/10/2017 com todos os documentos necessarios , laudo médico e a perito só me concedeu o beneficio so até a data presente que foi no dia 04/10/2017. Fiquei sem direito ao beneficio e sem condições de trabalhar. O que devo fazer.

  3. Recebo auxilio doença há 7 anos tinha uma perícia marcada para o dia 24 de janeiro até então quando fui ao banco para receber disseram que tinha sido cortado o meu benefício porém não recebi nem um aviso nem carta nem nada isso pode acontecer? Quando posso recorrer

  4. Tenho hanseníase e contribuição. Pasei na perícia. Mais fui negado o alxilio doenças. To sem trabalha .perdi a visão. To pasano deficudade.to viveno com 87 reais da bousa familha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.