Como prorrogar o benefício do Auxílio Doença

O segurado da Previdência Social que está afastado temporariamente do trabalho e está recebendo o auxílio-doença do INSS, deve ficar atento aos prazos para não correr o risco de perder o benefício. Isto porque o INSS determina um período para o pagamento do benefício, dependendo se for para doenças ou acidentes.

Mais tempo afastamento pelo INSS

Caso o trabalhador que esteja recebendo o auxílio de incapaz, não estiver ainda recuperado da doença ou acidente para voltar o trabalho, deverá pedir a prorrogação do benefício junto ao INSS por meio do requerimento.

Este pedido deve ser feito 15 dias antes do término do benefício, para poder realizar um prolongamento da assistência. É importante ficar atento a este prazo, já que se não for cumprido, caberá ao segurado realizar um novo pedido do auxílio doença, precisando passar por uma nova perícia e todo processo burocrático novamente.

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo site www.mtps.gov.br.

aumento-afastamento-inss-auxilio-doenca

Se o pedido de prorrogação auxilio-doença for negado

Se o beneficiário não conseguir a prorrogação do auxílio, o mesmo deverá solicitar uma reconsideração junto ao INSS. Este pedido deve ser eito em até 30 dias depois da negativo do Instituto Nacional do Seguro Social.

Caso uma nova tentativa de prorrogar o benefício não seja possível, restará ao segurado procurar a Junta de Recursos no Instituto. São os médicos do próprio INSS que fazem uma nova perícia do segurado. Lembrando que a solicitação de prorrogação só pode ser feita uma única vez para cada benefício concedido.

Perícia Médica

O benefício é concedido aos trabalhadores que precisam ficar afastados do trabalho por um determinado período, por causa de doenças ou acidentes. Para receber o benefício, o segurado deverá passar por uma avaliação médica do INSS.

Será preciso levar os documentos que comprovem a doença ou acidente, além de uma declaração com o último dia trabalho, carimbada e assinada pelo empregado. Para agendar a perícia médica, será necessário ligar para o 135 ou, acessar o site da Previdência. Saiba mais aqui.

Como prorrogar o benefício do Auxílio Doença
2.4 (47.69%) 13 votes

11 comentários em “Como prorrogar o benefício do Auxílio Doença”

  1. Fiz uma cirurgia de colpoprastia superior com períneo Tragia,estou a vinte e um dia sem poder exercer minha função, cuido de crianças de 01 a 04 anos…ainda não consegui o atendimento pelo 135 nem olaine .

  2. Estou afastado do trabalho desde 8 de agosto de 2017 estou afastado do trabalho mais não melhorei do problema que tenho no joelho i o meu auxilo doença termina dia 23 de outrubro como não me sinto bem a volta ao trabalho como vai ser feito esse novo pedido no INSS

  3. Eu gostaria de saber se eu tenho fazer a prorrogação do meu auxilio doença qualquer dia entre os dias 5 e 20 já que meu beneficio se encerra dia 20 ? Exemplo (5,6,7,8,9,10,11,12,13…..) posso entrar em contato qualquer dia desses antes do dia 20 ?

  4. Eu já passei pela perícia, esperei o resultado, e acompanhei o andamento da perícia, e no acompanhamento diz que o benefício foi concedido até o dia 17 de Novembro, e na área onde vejo o resultado me diz que o benefício foi cessado, quando liguei para o INSS eles me informara que a situação ainda é aguardando índice, mas para mim aparece cessado, o que devo fazer, já que não posso pedir prorrogação agora?

  5. Oi Boa tarde estou aqui por que nao consigo prorrogar meu auxilio doença o término e dia 3 de dezembro por favor me ajudem acabo de fazer uma cirurgia câncer de mama.

  6. Eu tava mo auxilio doença deferiram do dia 28/11/17 ate o dia 04/01/18 mas 15 dias antes a porroguei foi marcada para dia 25/01/18 sei que ate ai tava segurado e teria pagamento ate essa data mas como foi marcada primeiro que meu retorno no pisquiatra que tava marcado para o dia 30/01/18 nao teria como levar novos laudos e ainda tinha o infctologista alem da depressão que tomo 30ml de paroxetina ainda estou vom hepatite B avancada sem falar que tenho 2 endoscopia pra fazer no dia 01/02/18 como trabalhar dessa forma com a sonolencia do remedio dirigindo caminhão mas o medico me deu alta ai marquei um recurso para o dia 16/02/18 ate esta data o que fasso nao tenho condições nenhuma pra voltar trabalhar e se vou receber ate essa data … to confuso presiso de respostas urgentes 031 993552881 me ajudem

  7. Faturei o braço e operei a 2 meses e meu auxílio doença terminou neste mês não me recuperei ainda. Tenho que fazer fisioterapia que começo dia 5 desde mês já passei pela avaliação do ortopedista e ele não soube dizer precisamente quanto tempo ficarei fazendo fisioterapia sem contar que o braço está inchado e ainda sinto muitas. Dores. Posso entrar com o segundo pedido do auxílio doença. E por quanto tempo. Vou fazer 1 ano desempregada. Mas contribuir 3 anos e três meses. Mas contribuo a bastante tempo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.